quarta-feira, 30 de março de 2011

Abecedário Italiano


No trabalho muitas vezes eu preciso soletrar, pelo telefone, palavras "complicadas" e especialmente placas de carro. O método de repetir simplesmente as consoantes/vogais, uma por uma, não é muito utilizado por aqui; e foi assim que me introduziram o "abecedário italiano".

Na verdade, eles associam cada consoante/vogal à uma cidade local, então se eu tiver que soletrar a palavra persona, por exemplo, eu diria: Palermo-Empoli-Roma-Savona-Olbia-Napoli-Ancona. Pra quem não estava acostumado, como eu (que sequer sabia que existia um método desses) a primeira impressão foi de enlouquecer.. foi um verdadeiro quebra-cabeça, tentando descobrir que diabos a pessoa tava tentando falar! Mas aos poucos tudo foi se encaixando...

Eis o Abecerário Italiano que eu uso no trabalho:

Ancona (Alessandria) - Bologna - Como - Domodossola - Empoli - Firenze - Genova - Hotel -Imola - Jolly - Kenya - Livorno - Milano - Napoli - Olbia - Palermo - Q (cú -hehehe) - Roma - Savona (Siena) - Torin0 - Udine - Verona - Washington - X (iks) - Y (ipsilon) - Zara

Lembrando que as consoantes J, K e W não existem no alfabeto italiano, daí os estrangeirismos. Q, X e Y são pronunciados normalmente.

Um comentário:

  1. Existe um sistemas desses em inglês, usei muito quando fazia mystery shopping pra uma empresa canadense (pra confirmar reservas em hoteis)... Uma das palavras que eu sempre achei engraçadas é Oscar pra letra "o", sempre achei meio aleatório. O sistema italiano até que é legal, as palavras pelo menos seguem um tema!

    ResponderExcluir