sábado, 16 de outubro de 2010

Renovando O Passaporte


Na sexta, fui até o Consulado Brasileiro em Milão para renovar meu passaporte. Ainda dava pra usar o passaporte velho por mais 6 meses, mas preferi prevenir burocracias extras, caso eu deixasse pra renovar no ano que vem. Pra ser uma das primeiras ao chegar, madruguei e peguei o trem das 5:42am. Nem sei se valeu à pena. Como o formulário online estava dando problemas, eu e mais outras pessoas foram tentar preenché-lo lá na hora. O problema é que só tinha 1 computador disponível. Poxa, o Consulado atende bem 8 estados, ou seja, todo o norte italiano, disponibilizar somente 1 único computador pra todo mundo é sacanagem! Era um atendimento precário num espaço micro.

Mas o problema maior foi que o sistema de emissão de passaportes simplesmente parou de funcionar, e por isso a emissão de passaportes foi anulada. Ninguém sabia explicar o porquê e ai de você se reclamasse. Um show de grosserias e indelicadezas. Tava pra morrer, não sei se aguentaria voltar lá novamente.. por pura sorte o sistema voltou a funcionar, mas bem precariamente. Em vez do funcionário encarregado de entregar as senhas (sim, ele tinha o monopólio da máquina distribuidora de senhas) pra aqueles que já tinham enviado o formulário, como eu, ele decidiu não entregar mais pra ninguém. Minto, pra uma mulher ele deu. Tinha sido super grosseiro e ríspido com todo mundo, negando senha pra quem efetivamente tinha direito, mas bastou se interessar por alguém pra deixá-la passar na frente de todo mundo, sem mais nem menos. Seriedade zero.

Eu tentei me controlar, mas quando um senhor puto da vida foi reclamar, decidi reclamar também. Saí do salto e rodei a baiana, mesmo! Porque o cara ainda se achava no direito de ter feito o que fez! E só depois do zuê todo que consegui uma mísera senha. "O colega" (uso o mesmo termo que ele uso pra mim) é tão incompetente no serviço que sequer avisou que teríamos que pagar a taxa do passaporte antes de irmos ao guichê. Conclusão: além de ter ouvido piadinhas da atendente por causa do ocorrido (como se fosse eu que não quisesse pagar e não porque não tinha sido avisada do procedimento correto), quase não consegui pagar, porque o Banco do Brasil já tinha fechado. Ninguém sabia de nada, ninguém era avisado nada.. Se não fosse pela alma caridosa da atendente do BB, eu e todos os outros que esperavam ser chamados teríamos perdido tempo na fila à toa. A coitada teve que reabrir o caixa, por causa da desorganização generalizada no Consulado. Foi dose suportar tudo isso!

A única coisa boa foi de ter recebido o passaporte no mesmo dia. Mas acho que depois de todo esse estresse eu merecia uma recompensa. Voltei pra casa decepcionada com o Consulado.. aquilo alí tava um Deus nos acuda, só com muita paciência e sangue frio pra aturar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário