sábado, 21 de março de 2009

Notre-Dame de Paris


Pois é, chegou o dia..tive uma jornada intensa hoje, mas mesmo estando cansada, reuni minhas últimas forças para ver o musical Notre-Dame...admito que tinha assistido alguma coisa pelo youtube antes, até para saber se me interessaria realmente. De Victor Hugo, eu acabei estudando várias outras óperas, e essa foi dada meio rapidamente, mas uma das coisas que eu me lembrava de essencial era que Hugo quis retratar Paris na Idade Média. No entanto, enquanto assistia me veio em mente alguns argumentos, que até hoje vêm à tona: a questão dos ciganos, tidos como clandestinos..atualmente, são os chamados ROM, na Itália..são sempre jogados de um lado para o outro, ninguém os quer por perto..e como já dizia na ópera: devem ser cancelados, anulados, exterminados,e por aí vai! A coitada da Esmeralda acaba levando a culpa (próprio por isso), quando a única grande culpa dela é ser bonita demais. Daí eu penso, caramba..Hugo escreveu essa ópera retratando o século XV!! O mundo mudou realmente?? Parece que determinadas coisas possuem um caráter perpétuo, infelizmente. (Claro que aos cometedores de crime, sou à favor de uma justa puniçao, não me refiro, exatamente, à pena de morte).
Outro argumento visto que me remeteu ao presente, foi a questão do Padre Frollo se apaixonar pela Esmeralda e fazer de tudo para ficar com ela..quem soube do padre Don Sante Sguotti que teve uma relação às escondidas com uma mulher, culminando em um filho? Pois é, não podendo mais esconder os fatos, virou página de jornal e convidado de vários programas de tv por um bom tempo; acabou virando caminhoneiro, mas se pudesse, voltaria a ser sacerdote..à procura da igreja perfeita..quem sabe, nàao seja Notre-Dame, talvez?!?! hahaha
Pois é, voltando a peça/musical, que seja, adoreeei!! Super atual, mistura uns diálogos românticos com toques de arte contemporânea com bailarinos, acrobatas, além das músicas maravilhosas! Me encantei com o musical, é capaz de eu vê-lo novamente, daqui a alguns anos..
Ahh, sim! Fui com o manu (meu namorado), que, felizmente, não dormiu sentado..ficou entediado com o romance, mas adorou a parte contemporânea..incrível!! Acho que ele até gostou, mas não quer me dizer,ahahaha
Termino postando 2 vídeos do musical, o primeiro em italiano, a versão que eu vi, mostrando os acrobatas fantásticos; e segundo, versão francesa, da minha música preferida Belle/Bella..não muda muito em italiano, mas na versão francesa é mais "charmant" =)







Nenhum comentário:

Postar um comentário