segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mangialonga

E lá fui eu fazer mais uma escalada..dessa vez fiz 10km de caminhada e o nível da trilha era no mínimo médio, bem mais difícil que as outras, tinha subidas de, realmente, 45 graus..sentia minhas panturrilhas já cansadas em algumas subidas... mas foi bem mais divertido! Mangialonga é como se fosse uma "caminhada" anual pelo interior de algum município, se visita uma série de pequenos vilarejos nas montanhas e cada vez que passamos em alguma cidade vem oferto algum prato típico da região! A mangialonga na qual participamos era em Levanto (foi dalí que saí pra conhecer Monterosso), se iniciava la pelas 10am e fomos terminar quase as 7pm!! A gente caminhou por horas, subindo e descendo, tinha guías e indicações para todos os lados, éramos um grupo de 800 pessoas. de todos os tipos: crianças, velhos, adultos, jovens, além de vários cachorros com seus devidos donos!

Foram, exatamente, 8 vilarejos visitados: Ridarolo, Fontona, Chiesanuova, Legnaro, S. Bartolomeo, Pastine, Lerici e Vignana..retornando à Levanto.

O menú típico foi: em Ridarolo serviram Focaccia com azeitonas, em Fontona foi Lardo ( é um tipo de frio feito da banha de porco..eca!) derretido no pão; em Chiesanuova foi Polpettone à la levantese (uma espécie de torta salgada..era de batata com cebola); em Leganaro foi o tradicionalíssimo Trofie al pesto; em São Bartolomeo foi Coelho à la ligure (com azeitonas pretas); em Pastine serviram Gattafin (muito parecido com o nosso pastel, só que de verduras); em Lerici foi Vagem crua (!!!) com salame; em Vignana serviram morangos no vinho tinto e pra terminar voltando em Levanto, sorvete..café e limoncino (licor de limão).... hahaha apesar de ser uma lista longa de comidinhas, eles serviam em pequenas porções, não tinha como ficar cheio, até porque era uns 20-30 minutos de caminhada pra cada vilarejo e, consequentemente, pra cada prato..dava energia pra continuar a longa caminhada!!

E de acompanhamento, eles servivam água e vinho branco da região... fora que em cada vilarejo, tinha uma bandinha tocando, em sua maioria, músicas típicas em gênoves, misturando com músicas novas e antigas também. Era uma grande festa, uma grande confraternização!

Fazia um calor hoje..tipo uns 26C, ou seja, dia super ensolarado, ainda bem que a maior parte da trilha era praticamente em mata fechada, então tinha bastante sombra, se cansava bem menos.. e toda vez que chegava em um vilarejo novo, ía direto nas fontes/bicas pra me refrescar e beber água gelada!
Ahh, e o que eu vi de cerejeiras e oliveiras!! Tinha tanta cereja à céu aberto, que tinha várias pessoas subindo nas árvores pra pegar algumas..eu só consegui pegar uma, hmm deliciosa! Como azeitonas é típico por aqui, boa parte desse interior plantam oliveiras por todos os lados..dá pra ver as redes usadas pra recolher as azeitonas por todos os lados!
Acabei descobrindo várias casas pitorescas, provavelmente medievais..e várias pequenas igrejas, aproveitei pra rezar e deixar uns recadinhos em algumas agradecendo por tudo que Deus tem me dado!

No final, acabei me divertindo horrores.. fiz bolinhas de sabão com um brinquedo que encontrei no chão, me acabei de dançar, e bebi muito vinho.. achei tudo um barato e adoraria fazer uma nova caminhada assim no próximo ano (são feitas 1 vez só por ano)!

Voltamos pra casa mortos de cansaso..eu praticamente, desmaiei no sofá..e acordei 2 horas depois, me sentindo meio estranha.. além de descobrir que me queimei com o sol..acho que muito sol na cabeça o dia todo me deu esta terrível dor-de-cabeça...ahhhhh!!

ps. Essas foram as últimas fotos tiradas com a minha máquina velha.. na próxima semana chega a nova e essa se "aposenta".. pra tudo tem o seu fim, ela deu até demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário