terça-feira, 19 de maio de 2009

Pizzas

Pizzaria por aqui é como lanchonete no Brasil, em cada esquina tem uma.. algumas são fabulosas que você vicia..outras nem tanto.. e comer pizza 1 vez na semana, ou a cada 2 semanas, ou a cada 3 (tenho comido sempre menos, mas no mínimo 1 vez por mês a gente acaba comendo) é rotina por aqui! Elas são diferentes, é verdade.. por aqui a pizza é toda sua, não é dividida.. e a maioria dos ingredientes são diferentes..tem os que amam e os que odeiam! Por aqui, as minhas prediletas são as com 4 queijos (mozzarella, gorgonzola, stracchino e fontina, mas que pode mudar de acordo com a região ou os princípios do restaurante) Rossa (que significa que leva molho de tomate..Bianca seria só a massa e os queijos, como no Brasil) ou algo parecido..e daí eu gosto de adicionar Funghi, que varia entre porcini e os champignon.. na verdade, tudo que inclue funghi eu tô dentro! Os molhos de funghi são os meus preferidos, tartufos (nem que seja só o óleo dele) são simplesmente divinos..com os porcini, tenho uma relação de amor e ódio, às vezes como de lamber os beiços, às vezes nem consigo chegar perto, vai entender!

Então resolvi deixar umas fotos de algumas pizzas para se ver a diferença....

Pizza com mozzarella di buffala DOC (nesse caso, colocaram manjericão também)
essa é uma típica pizza rossa, realmente colocam molho de tomate, daí o porque de não precisar usar ketchup, até porque, usando ketchup você acaba tirando o gosto dos ingredientes, que os italianos amam tanto dizer genuínos (ou seja, tipicamente cultivado, plantado e/ou produzido por aqui..frescos, frescos) usar ketchup estraga a pizza, por isso como eu sempre fui viciada de ketchup, uma bella pizza rossa é a melhor solução pra mim!

Uma outra pizza napoletana (e eu que achava que a massa por lá fosse mais fininha.. mas as bordas são bem espessas e macias hmmm)
Rúcula é um ingrediente muito comum de se encontrar numa pizza por aqui..eu, sinceramente, não gosto, porém (!!) tenho tentado comê-la, assim me sinto menos em culpa por comer algo tão calórico. Tirinhas de parmesão é tudo de bom, e na pizza também! Agora os frios.. isso aí bem que se parece com um presunto cru, mas não é.. é um outro tipo de frios, tipicamente napoletano, cujo nome já não lembro mais.. frios em geral são usados e como em cima as pizzas (depois de prontas que são colocados os frios), como eu não gosto, esse tipo de pizza não é pra mim!

Manu adora frios e coisas ultramente calóricas, se possível todas juntas numa única pizza só! Bem, esta é uma das "suas" pizzas.. com tiras de bacon..e pedaços de batata.. já não lembro quais eram os queijos usados, mas eram napoletanos (tipo provola, ricota, etc e tal), não muito comuns em pizzas por aqui.
Essa seria uma das minhas pizzas, basta olhar os porcini nelas!! hahalevava mozzarella e ricotta di buffala também, além de pedaços de bacon..era realmente ótima, mas a próxima que comerei assim será daqui a muito tempo, haha Não levava molho de tomate, era bem cremosa por causa da ricota.

Agora, algo inusitado pra mim, são os Tronchetti...uma espécie de pão recheado, mas a massa é igual a de uma pizza..
Na primeira foto, se vê o Tronchetti como um todo, ele era recheado de mozzarella e provola ( bem parecido com provolone, só que com um gosto mais suave) e por cima era cheio de funghi, rúcula e azeitonas verdes. Na foto embaixo, é o meu pedaçinho, como almoço! Nunca tinha comido um, mas abriram uma pizzeria napoletana, de uns napoletanos que trabalhavam num restaurante aqui em frente.. tinha que testar pra ver como era! haha Mas admito..como não tinha molho de tomate, eu coloquei um pouco de ketchup..simmmmmm, nos queijos faltava algum tipo de molho...sei lá, da próxima vez, eu peço pra eles colocarem, talvez!

E pra terminar, tem essa última pizza.. toda fechada e calóricamente recheada.. levava ricota, provola, linguiça, salame napoletano, molho de tomate, além de molho de tomate..e essas 3 folhinhas de manjericão por cima! ahahahhaa Nem parece que leva tudo isso dentro, né?? haha
Manuel adorou.. já eu, nem tive vontade de provar!


Ahh e faltou as pizzas fritas! Pois é, eu nunca comi uma.. mas já é a segunda vez que vejo anunciando (sempre em locais napoletanos, porque acho que só eles que comem assim) eu não tenho a mínima noção de como é..acho que, talvez, seja como um panzerotto..tipo um calzone, só que frito! Qualquer dia desses eu provo pra ver como é...

Um comentário:

  1. Estou que nem voce, sempre peco as pizzas de cogumelo. Quanto mais cogumelo melhor!

    E ketchup na pizza pra mim sempre foi uma aberracao da natureza, nao combina, mata o gosto da pizza. (devo admitir que sou suspeita pra falar do assunto, mesmo em batata frita e hamburguer boto pouco ou nenhum ketchup)

    ResponderExcluir