quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Trentino-Alto Adige

A região italiana do Alto Adige (por algum motivo eu não gosto de inserir "Trentino", mas é tudo uma coisa só, hehe), mais conhecida como Sud Tirol, é uma das regiões autônomas por estar situada entre a fronteira com a Áustria (na sua maior parte) e com a Suíça. A cultura, os costumes e referências da região mostram uma ligação muito maior com a cultura germânica do que com a cultura italiana. É uma região bilíngue, mas dão ênfase maior ao alemão, até porque o dialeto deles se baseia na língua germânica. É cercada pelas montanhas Dolomitas, que fazem parte da cadeia de montanhas alpinas; consequentemente é uma região voltada ao mundo do esquí e dos esportes de inverno. É famosa pelas suas deliciosas maças (afinal o doce strudel é proveniente da região ítalo-austríaca), pelo vin brulé (ou gluhwein), pelo punch de laranja ou maça, pelas inúmeras salsichas e condimentos com mostarda e frutas vermelhas, pelo speck, pelo knodel (uma espécie de almôndegas),pelo bretzel, e também pelos mercadinhos de natal, durante o mês de novembro e dezembro.

Esses mercadinhos estão presentes na maioria das praças das cidades tirolesas. São mercadinhos mágicos, não tem como não entrar no clima de natal. As cidades são decoradas minusciosamente e as feirinhas te oferecem todo o tipo de decoração natalícia possível e inimaginável. É tanta coisa, tanta variedade que você fica tonta só de olhar. Junte-se isso aos produtos locais, como por exemplo os cristais Swarovski e a torta Sacher, e pronto: não tem como sair de lá de mãos vazias! Recomendo muito passear por lá durante esta época do ano, porque os mercadinhos e a decoração de natal caprichada junto com a neve faz do lugar um conto de fadas.

Enquanto eu não falo mais especificamente sobre as cidades pelas quais passei, deixo umas fotos da paisagem local.






Ps. Fiquei intrigada ao ver tantas vinículas ao pé das montanhas.. como as uvas sobrevivem ao frio eu não sei, mais um mistério da natureza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário