terça-feira, 27 de julho de 2010

Sagra dei Pansotti

Domingo foi a Sagra dei Pansotti à Bogliasco. Sagra é uma espécie de festa culinária de pequenas cidadezinhas ou vilarejos, como é o caso de Bogliasco. Pansotti é um macarrão típico da região (parecido com ravioli, mas de forma redonda, e recheado de verdura) e é sempre servido com molho de nozes, também da região. Essas festas locais são bem estilo voluntário, todo mundo que trabalha nela é da cidade e eles não ganham um centavo por isso.. o pessoal faz mesmo pelo prazer de divulgar e promover a cidade aonde nasceram. Um bom exemplo de trabalho "em família" voltado para o bem.


Esse tipo de foto já tá virando clichê por aqui, mas a costa ligure é assim!


Bogliasco fica na zona Levante de Genova, ou seja, no sentido pra quem vai à Toscana. Fica perto de Sori e Recco. Sori é também famosa pelos pansotti e pela empresa Novella, que é a única que faz um pesto industrializado decente, além de também vender molho de nozes, pansotti e outros tipo de massas frescas locais (por serem bem frescas e de estilo caseiro, a validade delas são de no máximo 1 semana). Como os molhos novella não duram muito também, não dá pra estocar esse tipo de comida em casa. Mas o lema aqui é esse mesmo: quanto mais fresca for a comida, melhor! A indústria alimentícia na Itália parece ter quase a obrigação de reforçar frequentemente aos consumidores o quão fresco um determinado produto é, e vinculá-lo aos ingredientes locais, se possível. Italianos são extremamente exigentes, quando o assunto é comida e alimentação.

Comer, Comer...


Os famosos Pansotti

Bogliaschina, carne à milanesa com ervas aromatizadas

Sem dúvida, essa foi a melhor sagra que já fui. Normalmente, essas festas ficam sempre lotadas e nem sempre a comida é tão boa assim. A festa da Focaccia de Recco é sempre um inferno.. se espera horas pra no final comer a "exótica" focaccia de queijo por 6 ou 7€. Sinceramente, paga-se menos e come-se melhor em qualquer boa focacceria local. Mas a festa já virou tradição e acho que o pessoal vai mais pelo conjunto da obra, ou seja: festa, mercadinhos, encontro com os amigos, fogos de artifício (!!), e sim, pelo prazer de comer focaccia da cidade.

Num modo geral, os eventos por aqui não são muito anunciados, tem que prestar atenção nos cartazes colocados em alguns pontos da cidade ou esperar que algum amigo seu te repasse a dica. Durante o verão, elas acontecem em todo o lugar.. direi que são quase sempre de comidas típicas, mas sempre encontra alguma sagra inusitada como a da paella.

Um comentário:

  1. Não se preocupa com as fotos virarem clichês, eu morro de inveja toda vez que vejo essas fotos de beira mar lindas. Um dia ainda dou as minhas voltas pela Itália!

    ResponderExcluir