quinta-feira, 1 de julho de 2010

Staglieno

Essa semana consegui arranjar um tempinho pra ir visitar o lugar. Staglieno, é o cemitério monumental de Genova, que é considerado um museu a céu aberto, por causa das suas inúmeras esculturas de diversos estilos. É o maior da europa e foi fundado em 1851.


O cemitério é dividido em várias "repartições", mas os pontos mais importantes são o cemitério inglês (de estilo inglês, em meio ao bosque), o cemitério das crianças e as galerias ao redor do ingresso principal. Existe também uma réplica do Pantheon de Roma, aonde estão sepultados restos mortais de alguns personagens importantes italianos. O interessante é que muitas dessas esculturas acabaram virando exemplos dos gostos, costumes e estilos da burgesia da época. Muitas esculturas são homenagens às pessoas (ostentação mor), mostrando como eram benevolentes em vida, as suas profissões ou o infortúno que as levaram à morte. Pra um cemitério, todo esse "requinte" chegar a ser impressionante.. É uma aula de história da arte.

Pantheon

Escultura realista

Tombas de alguns dos participantes da expedição Dei Mille de Garibaldi.. por um tempo, Anita Garibaldi ficou sepultada em Staglieno, mas agora seus restos mortais estão em Roma

Mausoléu de Mazzini - Genovês revolucionário que combateu pela união da Itália, considerado um dos pais da pátria italiana

Pena que na correria eu acabei deixando a máquina fotográfica em casa, então fiz tudo com o celular mesmo. Minha visita pelo local foi relativamente rápida, mas deu pra ver bastante coisa. Não fica exatamente no centro, mas de ônibus acho que não leva mais que 15 minutos.

Escultura referente à causa da morte (morreu no mar, embarcado)

Exaltando a dramaticidade através da escultura

Decadentismo-simbolista - Anjo da ressurreição - minha estátua de anjo preferida

Nenhum comentário:

Postar um comentário