segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Com a boca no trombone!!

Imagem: Will Murai

"Me disseram que eu voltei americanizada,
Com o burro do dinheiro, que estou muito rica;
Que não suporto mais o breque do pandeiro,
E fico arrepiada ouvindo uma cuíca,
Disseram que com as mão, estou preocupada.
E corre por aí, que eu sei certo zum zum.
Que já não tenho molho, ritmo, nem nada.
E dos balangandans já "nem" existe mais nenhum.

Mas pra cima de mim, pra que tanto veneno.
Eu posso lá ficar americanizada,
Eu que nasci com o samba e vivo no sereno.
Topando a noite inteira e velha batucada,
Nas rodas de malandro as minhas preferidas.
Eu digo mesmo eu te amo e nunca i love you.

Enquanto houver Brasil,
Nas horas da comidas,
Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu."

Hmm, que saudades de comer chuchu!! Pois é, Carmen Miranda disse tudo! Já não é de hoje, que isso existe. Tem sempre alguém, que, claramente, não tendo nada melhor pra fazer, adora criticar o outro por ter escolhido imigrar. Então, vamos aos esclarecimentos:

Eu não amo menos o meu país por isso, porém passei a ter mais um outro país no coração.. o meu espírito é aventureiro, amo viajar, conhecer lugares novos.. ficar muito tempo em um lugar só me cansa, sempre me cansou... ter vindo pra Itália, foi apenas uma consequência de todos os meus atos passados. Sou feliz de estar aonde estou, mas ainda tenho uma longa estrada pela frente e, se Deus quiser, muitos outros lugares pra visitar!

Eu não sou sem coração por morar longe da minha família.. mas tem gente que me recrimina por isso também. Quanta hipocrisia! Se eu me mudasse pro interior do Rio, ou pra São Paulo, não conseguiria ver sempre a minha família do mesmo jeito.. Eu fiz exatamente o que meus pais, meus avós (e por aí vai) fizeram, ou seja, simplesmente migrei de um lugar pro outro. Saudades todo mundo tem, mas você não morre por isso.. tem sempre um jeito de estar um pouquinho mais perto da família.. e quando dá, todo mundo se reencontra de novo. Sinceramente, quando você está longe a saudade se ameniza, piora quando você está perto e com dias contados.. "o que os olhos não vêem, o coração não sente"!

E por último, cansei dos comentários sobre o Manu como se ele fosse uma mineira de ouro, um caixa eletrônico e não uma pessoa com sentimentos. Primeiro, se tem alguém que me "banca", esse alguém é a Regione Liguria, que nestes quase 2 anos e 5 meses me ajuda com uma bolsa de estudos integral.. e isso é mérito meu, não dele. Boa parte das minhas comprinhas fúteis, mas adoráveis, foram compradas com o meu dinheirinho.. mas ainda tem gente que se surpreende com isso. No entanto, ele é a minha base por aqui, além de me ajuda a entender melhor esta complexa bota, em todo o tipo de burocracia pelo qual eu preciso passar.. e, as vezes, me dá alguns presentinhos, sim. Somos pessoas normais, estamos bem e isso deveria já bastar.

Eu sei que essas mesmas pessoas a criticarem, no fundo, gostariam de ter tido a coragem que eu tive pra recomeçar do zero (em algum momento de suas vidas), deixando de lado tudo o que se foi construído para se reconstruir algo melhor. Não é fácil, mas também não é impossível.. e, no final, cada esforço vale e muito à pena! Desejo pra essas mesmas pessoas mais coragem para irem atrás do que querem, em vez de criticar, amarguradamente, os outros que o fazem.

E tenho dito! hahahaah

Um comentário:

  1. Tem gente que gosta de reclamar dos outros, nao importa o que voce faca. Fazer o que?

    O engracado e' que eu, pelo menos, depois de me mudar do Brasil passei a falar com muito mais frequencia com os meus pais (via skype) do que quando eu morava no Rio e eles em Angra.

    ResponderExcluir