segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

No tengo dinero.. e agora??

Foto: Coleção de moedas e notas do Manu

Hoje, fomos comprar umas roupas de ginástica.. pois é, não só me inscrevi numa academia (promessa cumprida), como carreguei o Manu comigo. Foi um belo presente de grego pra ele, porque ele odeia academia.. mas não dá mais pra ser sedentário, né? Só não sei se a gente começa na sexta ou na próxima semana, depois que todas os feriados (o último dia 6, epifania) terminarem.

Eu achava que os saldos começavam hoje, mas estava enganada. Começam dia 5, ou seja, amanhã. No entanto, aproveitei pra dar uma olhada em algumas coisas e acabei comprando um casaco novo pra mim, que estava namorando faz tempo. No final, acabamos indo comer num bar/restaurante estilo texano/mexicano pra variar um pouco.. foi minha segunda vez por lá, mas jèa virei fã da comida.. servem boa carne e as porções são generosas. O problema foi na hora de pagar a conta: eles não aceitavam cartão, nem de débito, e o Manu teve que ir até um caixa eletrônico para pegar dinheiro. Pra tentar remediar a situação desagradável, o dono acabou nos oferecendo uma dose de Limoncino (também conhecido como Limoncello, um licor de limão famoso da região de Sorrento.. era o meu preferido, até descobrir o Mirto da Sardegna).

Eu não lembro se ,da última vez, pagamos em dinheiro ou não, porque estávamos com uns amigos, mas achei o cúmulo eles não permitirem o uso do cartão. Pensando bem, eu conheço vários lugares que não aceitam cartão por aqui, pela simples razão de não quererem pagar comissão pras empresas em questão (visa, mastercard, etc etc). Claro, que nas grandes lojas, supermercados, restaurantes, etc e tal se usa tranquilamente. Já em lugares menores, mas não menos essenciais tipo: tabacarias (que não só vende cigarros, mas é um misto de loteria e papelaria, além de vender selos e recargas de celular), pequenas lojas(desconhecidas, chinesas, mercadinhos étnicos, papelarias, sorveterias, açougue, coisas do tipo) meio que pararam no tempo e só aceitam CASH. E, se não me engano, em alguns bares também.. depende. Então, por via das dúvidas, caso não tenha dinheiro o bastante pra pagar o que for consumir ou o que quiser comprar, é melhor perguntar se aceitam cartão. A Itália pode ser bizarríssima, hahaha mas depois de um tempo, você se acostuma a semprer ter dinheiro no bolso pra pagar tudo o que o mastercard, por aqui, não pode comprar, hahaha!! No entanto, as vezes, quando tô sem dinheiro na carteira, acho um puro saco ter que ir até o caixa eletrônico mais próximo para pegar dinheiro só pra comprar míseros selos ou algo do tipo. Pois é, acontece!

A parte boa que eu vejo em tudo isso é que ninguém tem medo de andar cheio de notas na carteira.. é uma sensação boa, reconheço. No máximo, fico de olho em lugares afolados ou muito turísticos, porque tem sempre gente estranha (italianos ou não) que adoram tirar proveito disso.

Ps. E já que eu estou falando sobre dinheiro, algumas dicas: as moedinhas em euro são muuito usadas, inclusive as de 1,2 ou 5 centavos. Ou seja, mesmo que o seu troco seja de míseros 2 centavinhos, não vá embora sem recebê-los, ou o caixa vai te chamar, dizendo que você está esquecendo o seu troco.. outra coisa: não saia de nenhum recinto sem o recibo da sua compra ou do que você consumiu.. isso comprova que o lugar aonde você esteve é regular e paga todos os impostos, além de que, se algum policial te parar na rua e pedir pra ver a notinha e você não tiver em mãos, não só o estabelecimento leva muita, como você também por incentivar a ilegalidade, hahaha. Por mais bizarro que seja, já aconteceu com o Manu saindo de um bar, após ter tomado um café, e ele não estava com a notinha.. a sorte foi que a notinha ainda estava no balcão, exatamente aonde ele tinha deixado.. e claro, o polical estava à paisana! Normalmente, acho que acontece mais se te pegam comprando bolsas e roupas nas ruas com os africanos.. mas prevenção nunca é demais!!

2 comentários:

  1. Muito bom saber essa história de poder ser multado se não pedir nota fiscal, eu sempre peço mas perco as notas quase que instantaneamente... deve ter um buraco negro no meu bolso, sei lá. Ia viver levando multa se morasse aí!

    ResponderExcluir
  2. ahh, acho que eles fiscalizam mais as coisas ilegais vendidas por aí... sei lá, comigo nunca aconteceu, hahahaha

    ResponderExcluir