quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Intolerância Zero


Ontem foi o dia da memória, uma espécie de homenagem aos judeus mortos durante o holocausto. Daí, por todo país, se prestam homenagens aos judeus com eventos vários. Na tv, mostram diversos documentários sobre a Itália tomada pelo poder facista e na Alemana pelo nazismo, além de filmes relacionado à II guerra.

Acho fantástico ter a possibilidade de ver o outro lado da moeda, ou seja, rever a história (moderna ou não) com um olhar europeu.. especialmente, fatos ocorridos no continente. Ter a oportunidade de conhecer pessoas que vivenciaram diversos momentos da história, assim como conhecer determinados lugares importantes, vale muito mais do que as minhas aulas de história e de geografia. As vezes os lugares e/ou fatos decepcionam, outras vezes eles te surpreendem e te fazem dar conta do quanto minimamente você sabia, até então. E assim segue com os costumes, com as características de um lugar e com as pessoas. No final, a questão é sempre a mesma: ser tolerante ou não. Querer se adaptar as coisas novas, aos gostos e opiniões diferentes.. ou não. Assim como vários adoram discriminar os "diferentes", muitos desses "diferentes", pelos simples fato de não querer aceitar os outros (diferentes pra eles), se auto-segregam. Não falo da questão judáica em si.. e a intolerância não é só um problema europeu. Ela existe em todo lugar, é um dos nossos piores males.

Aos intolerantes, eu pediria paciência.. para discenir o certo do errado, os bons dos maus. E aos auto-segregados (os reclamões de plantão) eu pediria uma auto-avaliação.. achar que todos deveriam te aceitar, não aceitando os outros pelo que eles são e fazem, te faz tão intolerante quanto os outros.. "brincar de vítima" deste jeito é fácil demais. O status de vítima são para aqueles que realmente sofrem de algum modo preconceito (racial, religioso, linguístico,...).


E viva Anne Frank!!

Ps. E já que estava passando na tv, aproveitei pra assistir "o menino do pijama listrado".. amei!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário