sexta-feira, 23 de abril de 2010

Bologna (Roteiro I)

Tentei seguir um roteiro que havia feito previamente, mas ocorreram algumas mudanças, porque, infelizmente, algumas atrações estavam fechadas, apesar de que online dizia que estariam abertos... ficaram para uma próxima vez!

A atração maior da cidade é a sua praça principal: Piazza Maggiore e mais adiante o chafariz principal - de Nettuno. E é por alí que se concentram as principais atraçõesbolonhesas : Palazzo Re Enzo, Palazzo Del Podestà, Palazzo Comunale - D'Accursio (sede do município), basílica de S. Petronio, padroeiro da cidade. Além disso também tem a Sala Borsa (biblioteca com pavimento de cristal, o que deixa à mostra alguns materiais achados de antigas escavações arqueológicas feitas no local).


Não muito longe dalí fica o Museo Civico Archeologico. Ele tem muita coisa legal sobre o passado da cidade.. diversos objetos encontrados através de escavações locais, mostrando alguns costumes etruscos (civilização anterior à romana, que vivia na região), romana-grega e até egípicia. Tem uma escultura de mármore gigante de Netuno, muitas esculturas gregas e objetos etrusco-romanos...pergaminos e múmias egípicias (inclusive gatos mumificados).



Só descobri depois que se podia fazer foto dentro do museu.. entáo acabei fazendo fotos só de algumas múmias, já no final.. Desta vez, não desrespeitei nenhuma regra sobre tirar fotos em lugares que não são permitidos, como interior de museus e igrejas; preferi trazer vários postais como recordação!!


E logo ao lado, está L'Archiginnasio, aonde se situava a primeira universidade européia. Agora, se não me engano é uma biblioteca. No entanto, eles conservaram a antiga sala de anatomia da universidade de Bolonha, ou seja, o Teatro Anatomico, que infelizmente, estava fechada! Uma pena, porque eu li que a sala permanece exatamente como era na época. Eu tentei também visitar os museus universitários, Musei Poggi, mas quando fui pareciam estar fechados... Os museus Poggi ficam situados na atual sede da universidade.. eu queria ver pelo menos o museu de astronomia (Museo della Specola), e o museu de geologia -ou algo parecido- (Museo delle Navi e delle Antiche Carte Geografiche). Ahh e o jardim botânico da universidade, também é o mais velho da europa. Ahh, eu adoro história.. dá pra perceber, né?
(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário