sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sobre Bologna...

Bolonha é uma cidade universitária, ou seja, muito gente jovem por todos os lados.. pensei que por lá o centro ficasse deserto no domingo, como por aqui, mas estava redondamente inganada. Além disso, Bolonha é a capital da Emilia-Romagna e situada bem no centro da região, não tem praia, calçadão nem nada.. então tudo acontece nas piazzas da cidade. E, particularmente, achei linda as contruções de tijolinhos escuros!!


E apesar de não ser uma cidade top top de turistas, já tinha escutado falar sobre a cidade (principalmente da feira de artes, exposição de quadros, fotos.. que é a melhor no setor aqui na Itália) então já que tinha a oportunidade de ir, resolvi dar uma procurada sobre as atrações locais. Fiquei surpresa ao saber que tinha vários lugares interessantes e o melhor: grátis! Porque pra quem já visitou alguma cidade cultural famosa italiana, tipo Florença, e foi aos museus e igrejinhas famosas sabe muito bem que por aqui tudo se paga.. e direi que os preços na sua maioria são bem salgados! Então achei um barato poder visitar atrações culturais bolonhesas de graça!



Felizmente, meu dedão melhorou incrivelmente ao ponto de conseguir caminhar sem problemas.. mas não tendo um mapa decente da cidade, confesso que me perdi algumas vezes.. e que acabei deixando pra lá as atrações mais longes do centrão. Manu e amigos participaram de um campeonato em um local perto da sede da universidade bolonhesa. Mas em vez de ir conhecê-la, passei primeiro pelo outro lado, em direção do Parco Montagnola, que é bem bonito por sinal, mas acabei nem entrando, porque fui seduzida pelo mercadinho local que estava bombando!! Era tudo baratíssimo que no final acabei levando um vestido, um foulard e um par de sandálias por míseros €7!! Nem eu acreditei!! hehehe Dalí até chegar a Piazza Maggiore basta pegar a Via Dell'Indipendenza , recheada de lojas e bares em sua maioria abertos.. era muita gente comprando: estrangeiros e locais.. adorei o burburinho da cidade, das pessoas mais abertas e comunicativas.. estranhei até, não tô acostumada com isso, hehehe.



Fazia um sol maravilhoso.. e eu que achava que estaria mais frio, me agasalhei à toa, apesar de ter passado frio em Parma (fizemos um pit-stop por lá). A única chatice foi de ter passeado o dia inteirinho sozinha.. ninguém teve tempo pra me acompanhar nem nada.. não tirei sequer uma foto minha, voltei só com fotos da cidade mesmo. Mas adorei e faria tudo de novo!

Engraçado, porque tinha gente que me perguntava porque eu queria taanto conhecer Bolonha, como se não tivesse nada de interessante por lá, mas peraí (!!) ficar só no eixo Veneza-Florença-Roma não dá.. tendo a oportunidade de conhecer outras cidades locais, por que não?? Dá pra se divertir e se surpreender igualmente fora do eixo!!
(continua...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário