segunda-feira, 12 de abril de 2010

Garibaldi Tall Ship Race

Durante a semana passada, diversos veleiros europeus aportaram em Genova para participar da regata em homenagem aos 150 anos da unificação italiana e da expedição Dei Mille (guiada por Garibaldi, herói nacional), que saiu de Genova (no bairro Quarto Dei Mille.. meu bairro, a proposito) até Trapani, na Sicília. A rota feita foi exatamente a mesma, num total de 9 dias.

Infelizmente, estudando pra uma prova e não querendo zanzar muito, por causa do meu dedão, acabei não tendo a oportunidade de ver os veleiros pessoalmente. Eles partiram, no domingo, daqui no início da tarde, foram até Camogli (um dos tantos vilarejos atacados à Genova), aonde fariam uma parada antes de iniciar a regata. Até pensamos em ir até Camogli, mas no final decidimos de visitar uma feirinha no pier/porto.

Pensei que fosse a tradicional feirinha italiana, com barraquinhas de comidas típicas de diversas regiões, doces sicilianos, objetos de decoração, etc e tal, mas acabei tendo uma adorável surpresa: além das barraquinhas típicas italianas, tinha várias outras de países vizinhos vendendo suas comidas e souvenirs locais. Espanha, Alemanha, Grécia, Finlândia, Holânda, Bélgica, França e Áustria possuíam barraquinhas espalhadas pelo centro-pier..

Conclusão: comi um gigantesco cachorro-quente com repolho e mostarda, no melhor estilo alemão de ser.. comprei um pedaço de presunto de Praga (o único presunto do qual eu realmente gosto!!), chocolatinhos/trufas sortidas belgas, além de aproveitar pra provar os deliciosos e calóricos stroopwafels. Já até sonhei com os ditos cujos, então aproveitei pra comprar um pacote com doces e biscoitos holandeses também.. mas fiquei tentada em voltar lá e comprar só o pacote com os stroopwafels mesmo.. tenho doce pra semana inteira e, provavelmente, até mais!!

Além disso, fiquei tentada em comer paella e, especialmente, o pyta gyros sem iogurte.. se eles tivessem continuado por mais alguns dias, provavelmente daria uma passadinha pra provar pelo menos o pyta.. porque é infinitamente melhor que os kebaks marroquinos (pronto falei!!!).


Macarons ao natural são bem sem-graça... a barraquinha da Bretagne estava às moscas.



Achei um prato de paella por 8€ cara, mas fiquei com uma vontade básica de prová-la... fica pra próxima!

De qualquer forma, achei o máximo este intercâmbio cultural e gastronômico.. além de comida sendo vendida, tinha da tamanquinhos holandeses, até pele de rena filândesa! hahaha Pena que eu não consegui ver nenhum veleiro, ouvi dizer que eles eram um show à parte..


Eis a tradicional barraquinha de doces sicilianos.. extremamente sem-graças pro meu gosto (com exceção da bombinha folheada de creme *cannolo siciliano*, nada mais me interessa.. é muita fruta seca/cristalizada, nozes, amêndoas, amaretto e chantilly em tudo..).


Os indonesianos arremataram a cabeça do leitão!

Ps. Aproveitei e tirei várias fotos.. sempre quis tirar fotos desses mercadinhos e feirinhas de rua por aqui, que são super comuns (especialmente, agora, com o verão chegando), mas sempre tive vergonha.. como hoje, tinha muito gringo e gente tirando foto de tudo, me senti mais à vontade e tirei foto de tudo o que eu queria!!

Curiosidades: A Itália como país unificado possui somente 150anos!! No enteanto, os regionalismos são muito fortes; às vezes a sensação é de que existe diferentes pequenos países dentro do Estado italiano. Além disso, existem muitos bilíngues (dialeto local/ línguas minoritárias e italiano) -o que de uma certa forma prejudica a evolução da língua italiana- o que também contribui ainda mais ao resurgimento desses antigos "países" (vide Lega Nord e sua tão sonhada Padania)..

Acho extremamente difícil estudar a Itália como um todo, é mais fácil estudar/conhecer região por região, porque elas podem ser extremamente diferentes uma das outras em todos os sentidos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário