sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Praga

O tempo em que estive por lá durou pouco e depois que voltei, tive muito pouco tempo pra pensar e reviver tudo o que vivenciei por lá.. por causa de algumas provas, acabei tendo que deixar tudo de lado!



Todo mundo que vai à Praga, diz o quanto a cidade é linda e adoram compará-la com Paris. É verdade, Praga é realmente linda! Você respira cultura, enquanto passeia pelas ruas.. me lembrou muito Florença, porque pra aonde quer que você vá, tem alguma coisade bonito e histórico pra se ver. O que me surpreendeu foi ver várias ruas largas pela cidade velha, Stare Mesto.. normalmente, os miolos medievais das cidades européias, são sempre entre ruas bem estreitas. O que Praga tem de medieval, tem também de cidade grande, estilo continente americano. Lojas, shoppings, barraquinhas por todos os lados, que o lado "caricato" de Praga fica de lado.. Não consegui decifrar muito o valor do dinheiro deles, mas tudo parecia extremamente barato, eram moedinhas pra lá, moedinhas pra cá.. realmente o que a gente gastou bem pouco por lá fica em torno da metade de uma conta normal por aqui.. apesar de que eles adoram tirar vantagem dos turistas!!


Pratos típicos e as famosas cervejas!

Adorei passear perto do canal, atravessar as pontes.. fiquei, literalmente, babando com aquelas micro ilhas localizadas ao longo do rio, aonde as pessoas vão tranquilamente passear, fazer caminhadas, ou simplesmente aproveitar o sol. Tinha muita coisa pra ver, muita coisa que eu queria fazer e, infelizmente, não tive nenhum minuto pra ficar de perna pro ar e respirar bem os ares da cidade, ficar só vendo o vai-e-vem das pessoas, sentada em algum banco.. ou pegando sol em algum parque.


Manu ficou louco pelas marionetes e tanto reclamou, que acabou comprando uma.. um mosqueteiro em uma das lojas à Nerudova, pertinho do castelo. Com todo respeito, não achei o conjunto de Sinagogas em Josefov interessante, apesar do cemitério realmente impressionar. O interior do castelo é muuuuito maior do que eu esperava, adorei tudo e a igreja de S. Vito é realmente linda.. Manu achou parecida com o D'uomo de Milão. Eu ameeei Malá Strana: as ruelas tranquilas, casinhas coloridas, é tão mais charmosa! E não pude esquecer do Valdstejnsky Palac, aonde é situado o Senado.. tem uns jardins de tirar o fôlego!



É realmente impressionante.. e quando você menos espera, pelos jardins, se podem ver vários pavões soltos e felizes e do outro lado, em uma gaiola gigante, várias corujas enormes!!


Achei o máximo ter pego a funicular até Petrín; é perto do Hunger Wall, um monumento dedicado às vítimas do comunismo. O parque é lindo, mas o forte dele é a sua torre; são bem 299 degraus (bem estilo Cappella Cistina) até o topo, mas vale à pena, porque o visual da cidade lá de cima é incrível! E descendo pelo parque, acaba dando no castelo. No final, é tudo muito perto e interligado em Praga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário