quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Visto de Estudante

Pois é, quem pensa que depois de ter pego o seu visto na consulado italiano, toda esta burocracia medonha estará acabada, se engana! Chegando aqui, você tem 8 dias pra mandar toda a sua papelada de novo e daí sim, receber o seu permesso. O visto no passaporte é só provisório..e haja saco pra esperar o novo chegar! Pelo menos, aqui em Genova, eles te chamam bem rápido para tirar as impressões digitais, mas depois daí, o que deveria ser entregue em 2 meses acaba se prolongando beem mais! E independentemente, de quando você o receberá, ele valerá até o dia 31 de dezembro de cada ano, pois o máximo permitido é de 1 ano.. então todo ano é o mesma lenga-lenga, enviar a documentação, tirar minhas impressões digitais..e no meu caso, é ainda mais chato, porque algumas documentações minhas valem até o meio do ano, e os meses de julho/agosto por aqui é um grande caos, eles acabam deixando "o grosso" pra ser feito no segundo semestre e vão curtir as férias de verão.

O mais chato, além de esperar em eterno a convocação, é que claramente, enquanto não tiver o meu novo visa card, não posso sequer pensar em sair do país. Fico entediada, e muitas vezes não posso planejar uma viagem, até rapidinha mesmo, durante boa parte do 1 semestre.. acho tão injusto, já que a minha documentação é sempre em dia. Já devo ter dito que odeio o meu visto antes, ele é cheio de não-me-toques e entrelinhas, que nem sempre são vistas claramente à primeira vista. E se ainda estou com ele, é pelo simples fato que não tem como mudar! Terei de suportar este contínuo lenga-lenga até o fim dos meus dias na universidade. Eu sei que não é legal cuspir no prato em que come, mas é que esse visto não facilita em nada a minha vida e, infelizmente, me restringe em muitas, mas muitas coisas! É bem meio presente de grego mesmo.. mas apesar dos pezares, todo este sacrifício tem valido a pena!

Ontem, eu fui buscar o meu, demorou mais que o previsto, mas tudo bem.. só que estranhamente, desta vez, eles fizeram uma bagunça com os números e eu que deveria ser uma das primeiras a receber o dito cujo, acabei ficando plantando bem 2 horas!! Não entendi a desordem dos números e nem pude fazer nada a respeito.



E voilà: meu visto novo!

Agora que esta burocracia terminou, temporariamente, quero resolver algumas outras burocracias (mal necessário), antes de viajar!

Ps. para saber qual a documentação necessária para estudar na Itália, clique aqui e no orkut, também tem uma comunidade bem legal sobre estudar na Itália, que pode ajudar a tirar várias dúvidas!

2 comentários:

  1. O visto Canadense nao e' complicado, mas agora que eu devo entrar com o pedido de residencia permanencia tem esse detalhe horrendo de nao poder sair do Canada' enquanto o processo nao termina... E pode durar bem mais de ano a coisa. Burocracia e' uma coisa linda e onipresente.

    ResponderExcluir
  2. é realmente uma droga.. meio q se sentir em uma prisao.. mas pelo menos depois disso, a burocracia irá acabar! *no meu caso* Infelizmente, ainda terei de conviver por mais um tempinho com este visto amaldiçoado!!

    ResponderExcluir