domingo, 7 de março de 2010

Pesto Al Mortaio

Hoje, participei de um curso gratuito sobre como preparar o molho pesto. O pesto é o molho tradicional genovês, cujo ingrediente principal é o manjericão genovês. Quem deu o curso foi o atual campeão mundial de pesto al mortaio (mortaio é um tipo de pilão feito de mármore carrara.. mármore proveniente da cidade de Massa Carrara na Toscana), que explicou passo-a-passo a preparação "manual" do molho. Hoje em dia, como as pessoas estão cada vez sem tempo de ir pra cozinha e passar horas cozinhando, já quase não se prepara seja a massa (vulgarmente chamada de macarrão) que boa parte dos molhos em geral. Muitas famílias tradicionais genovesas possuem o mortaio em casa, muitas vezes herdados das avós, vistos como relíquias. No entanto, atualmente, muitos fazem o molho usando o liquidificador ou acabam comprando pronto.


Eis o campeão.. de vermelho


Folhas de Manjericão DOP (genovês)


Produtos DOP

Os ingredientes principais são: manjericão dop genovês, alho, pinhão, sal grosso, queijo de cabra sardo (o pecorino sardo, proveniente da Sardegna) , o queijo de Parma (o verdadeiro parmesão) e azeite extra virgem. Existem diferentes tipos de manjericão, mas somente o manjericão proveniente de Genova (mais precisamente no bairro de Prá) é o melhor adapto pro molho. Nem nas cidades vizinhas se encontra um manjericão igual. A diferença é que o genovês possui folhas bem menores que os manjericões encontrados em outros lugares, além de ser DOP: de origem protegida, por seguir uma série de normas que vai desde o cultivo até a colheita, a fim de garantir uma melhor qualidade do produto. O mesmo vale para os queijos e o azeite. Basicamente é a idéia usada no movimento criado na Itália chamado Slow Food. Movimento contrário ao Fast Food, mostrando que se pode comer divinamente bem com produtos controlados, sem nenhum tipo de conservante e preservando as tradições, ao usar produtos locais. Se dá valor a qualidade e não a quantidade; os alimentos possuem um prazo de validade mais curto. Mas vale a pena... o sabor é inigualável e a saúde agradece!

Pesto sendo preparado

Eu achei super interessante a aula e tentei preparar o pesto. Mas exagerei no alho (pra piorar era um alho picante como pimenta!!), daí ficou aquele gosto picante, ao invés de delicado. A dica para tentar salvar o pesto é de colocar mais queijo parmesão ou de cabra, assim aliviar o sabor picante deixado pelo alho. Adorei ter tentado fazer o pesto da forma tradicional e até me animei de tentar novamente em casa. Provavelmente irei usar o liquidificador, até porque eu não tenho pilão e ficar socando por muito tempo é cansativo. Mas acho que usando os produtos certos e colocando muito pouco alho, dá pra fazer um delicioso pesto. Adorei saber que a preparação é bem mais fácil do que pensava!!



Meu pesto ficou assim!!
No final da aula, os interessados se pré-inscreviam para partecipar do Campeonato Mundial de Pesto Al Mortaio.. As eliminatórias já passaram por alguns países e agora se concentram em Genova e arredores; e a final vai ser no próximo dia 20.
E quem quer tentar se arriscar a fazer o pesto, basta clicar aqui para encontrar a receita traduzida em diversas línguas (basta clicar em uma das banderinhas, hahahaha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário