segunda-feira, 15 de março de 2010

St. Jacques (Aosta)


Passamos o fim de semana em St. Jacques que fica ao pé das montanhas e bem pertinho das estações de esqui; eram duas estações: Frachey e Champoluc.

Quando eu cheguei lá, estava com um pavor de esquiar novamente. Essa fobia iniciou, depois que houve aquele acidente com a atriz Natasha Richardson que morreu, após uma queda esquiando. Passei a achar o esqui um esporte extremamente perigoso e começei a descartar qualquer hipótese de voltar a esquiar. No máximo com toda a proteção possível, incluíndo o capacete! hehehe E foi por isso que no sábado eu preferi ficar rodando pela vilarejo, em vez de subir até a estação. Deixei o Manu esquiar com os amigos em Frachey e fui passear pelas ruas de St. Jacques.


Tenho que dizer que me encantei pela Aosta. É linda demais.. quero ter uma casa lá! hahah



Ter as montanhas como panorama é realmente fantástico! Ainda tinha um riacho que cortava os 3 vilarejos e todas as casas eram, na sua maioria, estilo chalê, de madeira. Algumas ainda colocavam objetos antigos (equipamentos de esquis, tamancos de madeira, objetos decorativos) sempre de madeira, na frente das casas, como forma de valorizar suas raízes.



Acabei descobrindo que St. Jacques é um dos lugares fundados pelo antigo povo germânico, proveniente do sul da Alemanha, que se estabeleceram nos bosques ao redor do Monte Rosa. Esses lugares colonizados pelos alemães foram chamados de Walser e posteriormente Vallesano, em italiano. Dava pra se fazer uma trilha, a qual percorre todos os antigos vilarejos germânicos, mas era cansativo demais. Apesar disso, com o tempo, as tradições germânicas foram se perdendo ou se misturando com a cultura local. A influência francesa é notória e é a principal. Se percebe não só pelos nomes dos lugares, mas pelo dialeto local, o qual é baseado no (franco)provençal, um antigo dialeto françês (também usado na região francesa na Suíça).


O vilarejo parecia fantasma, porque quase não se via gente pelas ruas e os poucos que passavam eram turistas voltando das pistas de esqui ou se preparando pra esquiar. Não se sentia nenhum barulho, nada.. um silêncio, uma paz! Pois é, o lugar me encantou.. amei cada segundo!!

Depois de muito passear e suar também (fazia um sol maravilhoso, então caminhando nem sentia frio.. pelo contrário!!), voltei pro hotel cedo pra poder relaxar e aproveitar a banheira (infelizmente, não tenho banheira em casa!!), antes de me encontrar com o pessoal. Mas terminei na cama super cedo, até porque no outro dia, eu deixaria de lado meu medo para passar o dia inteiro nas pistas de esqui!!

Ps. Val D'Aosta é uma das regiões autônomas italianas, por ser uma região de fronteira e ter muitas influências de fora da Itália. Assim, eles possuem uma maior autonomia para gestir e implantar leis voltadas somente pra região. Não seguem à risca todo o resto da Itália. As outras regiões autônomas são: Sicília, Sardegna, Friuli-Giulia e Trentino-Alto Adige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário