domingo, 29 de novembro de 2009

Paese Delle Mezze Verità

"Ci sono cose che nessuno ti dirà..... sei nato nel paese delle mezze verità"
(Têm coisas que ninguém irá te dizer..... você nasceu no país das meias-verdades" Frase tirada de uma letra de música de Fabri Fibra e Gianna Nannini)

Na sexta, a gente foi ao cinema com um casal de amigos ver 2012.. sinceramente, não estava muito interessada pra ir, mas o Manu já tava querendo ver o filme desde que estreiou.. e tinha esse colega que crê, direi quase que veemente, no que essa profecia Maia diz, então marcamos de ver todos juntos.

Não vou entrar no mérito do filme nem nada.. mas depois que a gente saiu da sala, fizemos uma pequena pausa pra comentar o filme, antes de se despedir e cada um ir pro seu carro. Unanimidade foram os comentários expressos sobre a visão dos italianos no mundo. O colega do Manu era inconformado com a idéia de que as pessoas realmente achavam que os italianos são assim devotos.. hahah me indignei também!! É errôneo pensar que os italianos são mais cristãos do que os outros por causa do Vaticano. A Itália é muito mais complexa e contraditória do que isso. As pessoas são sim católicas (em sua maioria) NÃO PRATICANTES!

As tradições católicas são passadas a diante, bem estilo maria vai com as outras.. as crianças são batizadas, porque faz parte da cultura deles.. e assim vai. Eles tendem a ver tudo isso como uma representação da cultura e da história deles, não tem nada a ver com religião.. ainda que, em teoria, ela esteja sim inserida no meio.


Um vez, até comentei isso com um amigo que me perguntava exatamente sobre isso: acredite ou não, eu acho os italianos um povo bem descrente, infelizmente.. e posso até entender a razão deles. Não que eu queira julgar a igreja católica, mas desde que ela existe, que ela usa o seu poder pra conseguir o que quer e impor suas vontades custe o que custar.. bem, isso teve consequências por aqui: as pessoas não conseguem simplesmente olhar pro Papa, somente como um homem espiritual, santificado, benevolente que ele é ou deveria ser, mas também como um chefe de Estado, que pra defender suas opiniões , intervem SIM no Estado Italiano, se tornando um empecilho delicado de se resolver.

O meu pai é um daqueles que não consegue desassociar a Itália do Vaticano..e acha que a intervenção da St. Sede é igual em qualquer lugar. É uma visão simplista do assunto. Como seria se Brasília fosse um Estado autônomo, mas ao mesmo tempo com o seu poder (não menosprezá-lo por ser pequeno) tentasse impor suas vontades dentro do outro Estado, o Brasil? Não tem como extirpar o Vaticano, que fica no coração da Itália, situado na capital italiana. Querendo ou não o pitaco deles é ouvido, e quando eles querem, sabem como impedir a aprovação de determinadas leis.


E isso não vem de hoje, mas de séculos e séculos atrás, antes mesmo da Itália ser o que ela é hoje, unificada (teoricamente, haha). As pessoas passaram a naturalmente ver não só o lado benevolente da igreja, mas o seu lado político também. Então, pro pessoal daqui, o Vaticano não é mais do que um partido político que nem sempre pensa em favorecer o desenvolvimento do país.

De todos os italianos que eu conheço e já conheci, somente 1 vai a igreja todos os domingos.. os outros, acho que desde a comunhão que realmente não pisam dentro de uma (não vale passeios turísticos, casamentos e coisas afins! haha).. Sobre as exceções: eu vejo os idosos como os verdadeiros devotos desta bota.. nem sei se deveria mencionar o sul, aonde os cultos e procissões são de parar a cidade.. mas aí fica a dúvida se o que é comemorado é um momento histórico cultural do lugar, ou realmente um santo e a religião em si. Mas fato é que os nomes dos italianos do sul são mais tradicionais (old-fashionable eu diria, sempre em menos uso do centro pra cima) e tendem a ser sempre os mesmos (Giuseppe, Alessandro, Salvatore, Antonio, Giovanni.. acho que esses são o top 5!!) muitos porque são sim homenagens aos santos devotos e/ou padroeiros da região onde moram ou nasceram.


Ainda assim, eu acho que caricaturar o italiano como aquele que vai rezar e ouvir a missa do Papa aos domingos na praça St. Pedro é uma grande piada.. no máximo vai pra tirar foto e babar com a arquitetura local e as obras famosas no interior da basílica. E digo mais, é mais fácil encontrar loiro de olhos azuis no extremo sul (até eu conheço) do que achar alguém "puro sangue" que não blesfeme (ou seja, que não solte um palavrão) nessa bota! hahahaha!!

Ps. as ilustrações foram extraídas do filme 2012
Ps2. Claramente, existem grupos religiosos, católicos ou não, mas eu vejo isso ainda como uma minoria no país.

2 comentários:

  1. What a thoughtful, intelligent exposition, Ale. Impressive. You are a very good at expressing your thoughts and opinions.

    --Rita

    ResponderExcluir