quinta-feira, 9 de abril de 2009

10 Coisas sobre Gênova, sobre os Genoveses e afins...

Já tinha pensado em escrever mais sobre a Itália e sobre Gênova..temos tantos pontos em comum, mas tantos..tantos outros incomum! Vou escrevendo aos poucos...começo por alguns pontos sobre Gênova e os genoveses...
1. São famosos por serem pão-duro (tight-fisted); mas tem uma explicação para isso: os primeiros bancos de penhora da Itália foram os de Gênova..lucrar sempre foi o lema deles..um bom genoves, adora pechinchar e investir para multiplicar!

2. São tidos como pessoas muito frias e destacadas; É notório a diferença entra a frieza do povo do norte e o calor do povo do sul..mas o maior problema daqui é que Gênova é uma grande panelinha,haha grupos dentro de grupos e, normalmente, você só é inserido, quando conhece alguém do meio. Na verdade, eles se tornam mais amigáveis, uma vez que você dá o primeiro passo..são pessoas legais, só precisam de tempo para passarem a confiar nos que estão entrando, agora, no grupo!

3. Foi, exatamente, aqui que o famoso Giuseppe Garibaldi partiu com o seu navio para a Sicília, com o intuito de unificar a Itália. Isso depois de nos ter ajudado na Guerra dos Faropilhas, em Santa Catarina, onde creio que seja ídolo por lá até hoje! Bem, Garibaldi também era genoves (ou melhor de Nice, que atualmente pertence a França).

4. Tanto Nice como Mônaco, além da ilha de Córsega faziam parte do território da Ligúria e tinham como dialeto o genoves. Na verdade, existem muitos italianos da região que moram em Mônaco e em Nice. E o dialeto de Córsega ainda é muito parecido com o genoves.

5. Cismam em achar que o dialeto genoves é muito muito parecido com o português, especialmente com o sotaque brasileiro. Algumas palavras podem, sim ser parecidas..mas não vejo isso como uma maior facilidade em falar italiano, até porque os dialetos por aqui são como línguas, literalmente, porém menos difusas, em comparação ao italiano. O italiano nasce do dialeto toscano, de onde vieram a maioria dos maiores escritores italianos da idade média. E todos, seja o italiano como os outros dialetos têm como base o latim.

6. Gênova é uma cidade de mar e monte..é cercada de colinas, montes e montanhas e voltada para o mar. Acho que nem todos sabem, mas elevadores e funiculares, que são um misto de bondinho e tram..são comuns por aqui como meios de transporte.

7. O prato principal é o Trofie al Pesto..mas também são conhecidos pela Focaccia al formaggio(ou a focaccia di Recco, vilarejo de onde nasceu esse tipo de focaccia, perto de Gênova), uma espécie de focaccia bem fina, coberta de queijo stracchino. É muito difícil encontrar esse tipo de focaccia fora da Ligúria, sinceramente, nunca encontrei e dizem por aí que não existe..é como os famosos pastéis de Belém, em Portugal..todo muito tenta copiar e fazer igual, mas igual e bom mesmo, só no local!

8. Gênova é a capital da região (região são como os estados no Brasil) da Ligúria, e da província (que seria município) de Gênova, exatamente, como a cidade do Rio de Janeiro. É localizada na região noroeste, juntamente com a região de Piemonte (capital Turim), a região da Lombardia (capital Milão), além da região montanhosa de Vale d'Aosta (imersa nos alpes). A região noroeste é a mais industrializada e, por conseguinte, a mais rica também; o grupo GeMiTo (Genova - Milano - Torino), seria o nosso triângulo São Paulo - Rio -Minas.. Gênova estaria mais para a nossa Minas Gerais, até porque é bem menor que Milão e Turim!

9. Possui o maior porto da Itália e o segundo do Mediterrâneo; o maior aquário da Itália e o segundo na Europa, além de possuir um dos maiores centros históricos (medieval!!) ainda existentes (onde sedia não só a minha universidade como a minha faculdade) e habitados.

10. Pequena Gênova possui entre 600.000 à 700.000 habitantes, o padroeiro da cidade é São Jorge, e seja na bandeira genovese quanto na bandeira inglesa (inglesa, não britânica!) usam a cruz vermelha, em referência ao próprio São Jorge. E pra terminar: a lanterna de Gênova,haha a lanterna está para Gênova e para a Ligúria como o Cristo está para o Rio..é um referencial, simples assim.....

Um comentário:

  1. amei passei tres dias e genova e estou a deseja-la ainda, pois quero voltar, fui ate ai para pegar um cruzeiro em savona, mas.....me apaixonei por genova!!!! quero voltar dessa vez para ficar uns 15 dias a andar pela cidade e passear muitooooooooooo, voce é do brasil? se são paulo? poderiamos nos conhecer haha, adorei suas dicas e as dez coisas!!!! meu email: fazendosocial@hotmail.com

    ResponderExcluir