terça-feira, 14 de abril de 2009

Conhecendo o Parque de Portofino

Não me lembro, quando foi a última vez que fiz uma trilha, mas acho que foi ainda na adolescência..em alguma excursão da escola! Nunca fui muito dessas coisas, resolvi arriscar indo ao Parque de Portofino, ontem. Tínhamos programado pegarmos a trilha no ponto mais alto, para só depois descer até as praias. Bem, a programação mudou, porque depois de caminhar um pouco as ladeiras super íngremes do local, eu começei a passar mal..minha pressão caiu, que eu tive que me deitar para me recuperar, além de colocar sal na língua para ver se me dava uma "acordada"! Melhorei, mas tivemos que mudar o trajeto..tinha uma outra estradinha, com menos ladeiras, tinha mais sombra e mais fresco..em meio ao matagal, mesmo! Adorei!
Já no começo da trilha, me reparei com uma criaçao de abelhas, uns produtores de mel que moravam no local, tinha até uma explicação sobre o ciclo de produção das abelhas, além dos tipos de abelhas! Seguindo mais a frente, começamos a entrar realmente no parque, éramos imersos na natureza, em meio ao nada, cheia de lindas flores e algumas casas dispersas. Passamos por pequenas pontes e alguns riachos também. Era tudo tão bonito!

Ao mesmo tempo que estamos lá em cima do morro, longe da cidade..tínhamos a impressão de não estarmos tão longe assim, porque muitas das vezes nos deparávamos com o lindo visual da costa azzura, da Ligúria..os barquinhos, as casinhas, o mar clarinho, o sol brilhando..era incrível como ainda não tinha conhecido o lugar! Nem manu tinha visitado o parque, que é imenso, mas só vimos uma pequena parte!

A trilha foi bem cansativa, a maioria das passagens eram bem estreitas, sempre em descidas ou em subidas..eram escadinhas de pedras por todos os lados, era muito fácil se cansar! Parei várias vezes para repor as minhas energias bebendo muita água, até porque se passasse mal de novo, ficaria difícil do pessoal me retirar dalí,haha tinha que me prevenir!

Passámos por um cemitério, antes de irmos à uma fonte de água para nos refrescarmos um pouco..a água estava tão gelada, com o calor que fazia, não poderia estar melhor! Logo à frente, tinha uma igreja. Como sempre, a igreja estava fechada (elas têm horário para abrir por aqui), de qualquer forma, fiquei fascinada pela porta da igreja..era toda decorada com imagens em alto relevo sobre passagens da vida de Cristo..que obra-prima! Depois descobri que tinha uma estátua de Virgem Maria fora da igreja, numa pequena gruta, em meio as plantas.

Até alí já tínhamos caminhado bastante, e estava contando os minutos para chegar na civilização, haha precisa sentar um pouco e descansar! Apenas descemos, demos, praticamente, de cara com a praia!

Daí, foi só escolher um lugar mais tranquilo para descansarmos e comermos um pouco!Tinha uma praia pequena ao lado,deserta..não poderia ser melhor! Cada um munido de sanduíches, frutas e biscoitos..água, cerveja e até um resto de batida de maracujá teve! hahaha

Ah, o mar era tão claro..como eu queria ter levado meu biquini! Tem feito um calor imprevisto para essa época, as praias têm lotado!! Combinei de voltar lá ainda essa semana..de biquini para entrar na água!! Ficamos repousando, até a "nossa " começar a ser invadida por outros italianos e estrangeiros, alguns para tomar banho, outros para repousar das longas caminhadas, como nós! Era hora de começar a caminhada de volta.... Resolvemos voltar pela costa, caminhando pelo gigantesco calçadão..rochas em meio ao mar cristalino, gaivotas que circulavam pelo local..casas e castelos pitorescos e coloridos.. era o paraíso da onde eu não queria mais sair! Esses lugares, na costa, são ainda mais bonitos, durante a primavera-verão! Pois é, terminamos o nosso passeio, 5 horas depois, em St. Margherita..com destino à Gênova! Mas já combinei de voltar lá o mais rápido possível! Às vezes, a gente mora tão perto de lugares fantásticos, mas quase nunca apreciamos o lugar, damos sempre uma desculpa para não irmos..mas dessa vez, quero sim aproveitar mais lugares como esse, que são super revigorantes, em vez de ficar na cidade o tempo todo..menos estresse e mais praia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário