segunda-feira, 20 de abril de 2009

Telefonema

Acordo meio grogue, hoje à tarde, (finalmente, tirava uma soneca!) e, da janela, percebo que chovia granizo, durou pouco, uns 10 minutos, mas o barulho dos pedaços de gelo batendo na janela, além das trovoadas, foram suficientes para me acordar! Pego uns ovinhos de chocolate, ainda restantes, para comer, enquanto leio uns livros da faculdade..e recebo um telefonema.

Pelo número, já sei que é alguém desconhecido..respondo e um garoto se apresenta..hmm, no começo o seu nome não me dizia muito, até ele falar que era namorado da minha amiga Y. ahh, ué, mas porque ELE me liga e não ela? Mistério no ar, ele que tenta me enrolar com palavras e eu super ansiosa sem saber o que estava acontecendo..aconteceu algo de grave com ela? Em partes, sim..ela estava tendo problemas na universidade..como assim, a menina prodígio? Pois é, nada é perfeito. Não estavam aceitando a documentação dela, e conclusão: depois de frequentar quase todo o 1 ano, ela ainda não estava inscrita!! O ano já está acabando..e as provas que ela fez nem tinham sido marcadas no histórico, ela era um zé niguém!

A burocracia pra quem estuda fora do país é uma droga, a burocracia, na Itália, é pior! As pessoas para te darem informações são suuper despreparadas, não sabem bem como enfrentar os problemas dos alunos estrangeiros..é uma loucura! Muitas pessoas acabam vindo para cá, mal avisadas, sem saber da metade dos direitos e deveres que terão..e no primeiro problema, desabam! Por isso é sempre bom ter conhecidos, amigos ou alguém que já tenha passado pelo mesmo processo, porque, muito provavelmente, você precisará deles para darem dicas de como resolverem alguns dos seus problemas. Eu, mesma, tive problemas no começo do processo..me enrolei toda e perdi a seleção, tive que esperar mais um ano para me candidatar de novo, no Consulado. A burocracia não termina, quando você chega no país..ela só continua e tende a ser sempre mais chata, às vezes, você terá de se privar de muitas coisas, porque nem sempre é permitido no visto de estudante.

São muitos prós e contras, precisa-se pensar em tudo, antes de vir. No caso da minha amiga Y, ela só mostrou a documentação estudada fora do Brasil, muito provavelmente, faltava os anos estudados no Brasil também que ela acabou não só não mostrando, mas nem trouxe pra Itália..acho que trazendo o que falta, finalmente, poderá ajustar sua situação na universidade..mas olha o perrengue!! E se não tivesse o apoio necessário? Muitos italianos ficam como baratas tontas para tentarem ajudar, porque não sabem como proceder..se tem alguém, estrangeiro, que está mais ou menos na mesma situação ajudam muito a se organizarem melhor. Tem sempre alguém me pedindo ajuda, dicas sobre visto..bolsas de estudo..cursos de italiano (grátis, se possível)..o Manu me ajudou muito a ter um contato mais direto com a minha universidade e, se posso, gosto de fazer o mesmo, ajudando os outros tantos brasileiros, com nacionalidade italiana ou não, na mudança pra cá...até porque uma dica a mais, é sempre de bom grado, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário