segunda-feira, 6 de abril de 2009

Terremoto




É já o segundo terremoto, desde que me transferi para a Itália..mas vejo que dessa vez é muito mais grave do que os últimos "simples" abalos sísmicos, concentrados perto da cidade de Bologna. Na verdade, eu só descobri sobre o terremoto, de ontem à noite, hoje, através de amigos preocupados comigo e querendo saber mais notícias. Que loucura! Eu simplesmente não tinha lido o jornal até agora. Espera-se que não ocorra um outro abalo sísmico nas próximas horas..por enquanto são já 1.500 feridos e 92 mortos, mas já se sabe que ainda existem MUITOS outros (mortos e vivos) nos escombros da cidade de L'aquila (além dos ilegais que por não terem documentação, fica difícil a identificação).

Na verdade, já estava acontecendo outros abalos, menores, na região, porém as autoridades não eram alarmadas sobre o caso. Alguns dizem que era uma tragédia anunciada, outros dizem que os abalos, sentidos antes, são comuns em boa parte da Itália e que não teriam como alertar em continuação cada pequeno abalo sísmico sentido, porém estavam em alerta(sabe-se que a região é muito propícia a ter terremotos, é em constante alarme, porém, não sabendo, exatamente, quando ocorrerá.. acabam não alarmando os habitantes para que deixem o local aonde moram).

O fato é que 45 a 50mil pessoas estão desabrigadas (ou porque perderam suas casas ou porque moram em zona de risco e tiveram que evacuar o local), tendo que se transferir em abrigos improvisados. Outros hospitais de regiões vizinhas já se disponibilizaram para receber o contigente de pacientes, porque o hospital de L'aquila já está saturado. E todas as outras regiões, incluíndo a Liguria (onde eu vivo) já mandaram voluntários (como a cruz vermelha) de todos os tipos para ajudar os desabrigados, e na procura de sobreviventes nos escombros. Além disso, vários tubos de água e gás começaram a vazar e os técnicos procuram um modo de reparar todos esses danos, ao mesmo tempo. Felizmente, o banco de sangue deles está mais do que suficiente para os pacientes necessitados..e parece que não estão tendo problemas em conseguir roupas (e talvez alimentos) também.

Correm contra o tempo, literalmente, para conseguirem escavar todos os escombros, minusciosamente.. e pelo que eu vi, esse terremoto de 5,8 graus, realmente, destruiu várias zonas de L'aquila e vilarejos por perto(além de alguns outros pequenos danos em Roma e Napoli). Como um comentarista disse, L'aquila está parecendo uma daquelas cidades do oriente médio em guerra. Muita coisa desmoronada, muita coisa ainda está por desmoronar..espero, pelo menos, que esses abalos cessem!
Que Deus abençoe todas essas pessoas desamparadas e que estão passando por este momento tão difícil, dando-os força para recomeçar. Até porque, como já diz a lenda, o pássaro L'aquila (Águia em português)tem o dom da imortalidade e de se regenerar continuamente! (me lembra muito o pássaro Fênix - Phoenix que renasce das suas próprias cinzas) Vida longa L'aquila!

Nenhum comentário:

Postar um comentário